Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Presidente do CRESS-SE participa de inauguração do Centro de Referência de Atendimento à Mulher de Aracaju

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

A presidente do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), Dora Rosa Horlacher, participou na tarde de terça-feira, 21, da inauguração do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) Maria Otávia Gonçalves Miranda, em Aracaju. O equipamento está localizado no bairro 13 de Julho, rua Campo do Brito, 109, e é vinculado à Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, por intermédio da Coordenadoria de Política para as Mulheres.

Segundo a presidente do CRESS-SE, é muito importante participar da inauguração do 1º CRAM do município de Aracaju. “O equipamento vai oferecer atendimento psicológico, social e jurídico às aracajuanas que estejam em situação de violência doméstica e familiar, auxiliando-as a encontrar o caminho para romper esses ciclos. Como entidade que representa a categoria de Serviço Social, sabemos a real importância desse espaço para acolher, orientar e atender as mulheres vítimas de violência”, reforçou.

O novo equipamento municipal foi entregue pelo Prefeitura de Aracaju e marca as celebrações pelos “21 Dias de Ativismo”, campanha nacional cuja finalidade é conscientizar a sociedade sobre os diversos tipos de agressões sofridas pela população feminina.

O primeiro Cram de Aracaju tem capacidade para realizar 200 atendimentos mensais e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com serviços de atendimento psicológico e social, bem como com orientação e encaminhamento jurídico à mulher vítima de violência, prestados por equipes formadas por mulheres, entre assistentes sociais, psicólogas, assessoras sociojurídicas, educadoras sociais e auxiliares administrativas.

De acordo com a assistente social, coordenadora de Política para as Mulheres de Aracaju e coordenadora do Cram, Edilaine Sena, ao chegar à unidade, as mulheres em situação de violência passarão por um acolhimento inicial, por meio de atendimentos especializados, após os quais poderão ser encaminhadas para outros serviços da rede de proteção. “O Cram será um ponto de priorização máxima para as mulheres nessa situação. Temos quatro Creas [Centros de Referência Especializados da Assistência Social] que ofertam este tipo de atendimento, mas este Centro de Referência vem para se somar, para ser a porta de entrada. Mesmo as mulheres que não chegaram a ir à delegacia, que se sentem reprimidas, com medo, elas podem procurar pelo Cram. O atendimento é sigiloso, as equipes estão preparadas, então todas as mulheres que quiserem ter acesso às informações, podem contar com o Cram que vem para acolher, prevenir e informar”, explicou.

Homenageada
O Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência recebe o nome da assistente social Maria Otávia Gonçalves Miranda. Graduada em Serviço Social, ela foi servidora da Prefeitura de Aracaju, tendo ocupado diversos cargos. O primeiro deles foi de coordenadora do Centro Social Urbano (CSU), inaugurado em 1978 para a oferta de serviços essenciais básicos de assistência social, saúde, educação, nutrição, recreação e lazer.

Além disso, atuou na Divisão de Ação Comunitária, Plantão Social, Coordenação do Serviço Social na Saúde, entre outros setores da administração. Também foi responsável por realizar um importante trabalho de desenvolvimento comunitário nos diversos bairros da capital sergipana, voltado, especialmente, para a população mais carente. Maria Otávia faleceu em 11 de setembro de 2023 e deixou um grande legado de atuação no Serviço Social em Sergipe.

Ascom-CRESS-SE/Com informações da Prefeitura de Aracaju

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br