PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL TERMINAM O ANO EM ALTA NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO ESTADO DE SERGIPE

No dia 20 de janeiro do corrente ano foi realizada a última reunião ordinária de 2011 do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS-SE), contando com a presença maciça dos seus conselheiros, representantes da sociedade civil e política. A reunião foi iniciada pela presidente do CEAS, a assistente social Aída Almeida Santos de Santana que, em sua fala, demonstrou entusiasmo ao saudar a todos os conselheiros e registrar o número significativo dos presentes na última reunião do ano.

Além das importantes propostas que foram analisadas pelos conselheiros, a exemplo da aprovação do Plano de Ação de 2011, do fechamento do Cronograma de Reuniões Ordinárias do CEAS e da proposta do Planejamento de Atividades para 2012, a reunião teve o seu momento de avaliação, onde todos os conselheiros tiveram a oportunidade de expressar a sua opinião acerca das ações do conselho em 2011 e das necessidades que precisam ser observadas para o fortalecimento de suas ações em 2012.

Conselheiros do CEAS reunidos destacam a parti-cipação do grupo

Para o conselheiro Júlio César Lopes de Jesus, representante do CRESS/SE no CEAS-SE, “a participação e o controle social terminam o ano em alta na política de Assistência Social no estado de Sergipe”. Segundo o conselheiro, há vários indicadores que apontam para isso, a exemplo de 2011 ter sido o ano de realização das Conferências Municipais da Assistência Social em todos os 75 municípios sergipanos, nos quais o CEAS, através de seus conselheiros e equipe, esteve presente em mais de 90% deles; a realização da Conferência Estadual da Assistência Social, que abordou temas de grande relevância para a consolidação do SUAS e teve os profissionais da Assistência Social em destaque; a aprovação do Projeto de Lei que institui o Sistema de co-financiamento do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) aos Fundos Municipais de Assistência Social (FMAS), antiga reivindicação do CEAS em relação aos gestores do estado; fortalecimento das comissões internas do CEAS, a exemplo da Comissão de Fiscalização e Orçamento; capacitação de conselheiros através de Projeto do Departamento de Serviço Social (DSS/UFS); apoio a conselhos municipais entre outras ações.

Conselheiro Júlio César Lopes avalia avanços e desafios para a Assistência Social no biênio 2011-2012

Conselheiros do CEAS reunidos destacam a participação do grupo

Ainda segundo o conselheiro Júlio César, que também é coordenador da Comissão de Políticas Públicas e Controle Social do CRESS/SE, “o CRESS possui assento em pelo menos 07 conselhos, com profissionais abnegados e que têm imprimido nestes espaços democráticos e de controle social, os princípios mais caros que defendemos, em busca de um projeto societário alternativo, com maior equidade e justiça sócia”, concluiu o conselheiro.

Conselheiros do CEAS comemoram avanços em 2011 para a participação e controle social

Em 2012 os desafios continuarão e, juntos, poderemos obter ainda mais conquistas para a categoria, para o Serviço Social, as políticas públicas e, principalmente, os usuários.

O CRESS/SE relembra que, aqueles profissionais que manifestarem o interesse de participar de algum conselho de políticas públicas e/ou defesa de direitos como representantes do CRESS, basta ficar atento ao nosso site quando surgirem tal oportunidade ou, manifestarem o seu desejo através do e-mail e telefone deste regional, lembrando ainda que a participação dos conselheiros na Comissão de Políticas Públicas e Controle Social do CRESS é de fundamental importância para o direcionamento e posições junto a estas esferas públicas de controle e participação social.