Edit Template

Palestra com Zelma Madeira reúne assistentes sociais e fortalece debate antirracista em Sergipe

O Conselho Regional de Serviço Social de Sergipe (CRESS-SE) 18ª Região realizou, nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, a palestra “Combate ao racismo e o exercício profissional de assistentes sociais”, ministrada pela professora e pesquisadora Dra. Zelma Madeira. O evento aconteceu no auditório da sede da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), em Aracaju (SE), e reuniu um expressivo número de assistentes sociais de diversos municípios sergipanos.

A atividade integrou a agenda de formação continuada do CRESS Sergipe e reafirmou o compromisso da gestão com o fortalecimento do projeto ético-político do Serviço Social e com o enfrentamento das desigualdades estruturais da sociedade brasileira.

Durante a palestra, Dra. Zelma Madeira destacou que o combate ao racismo exige mais do que discursos, requer práticas institucionais e posicionamentos concretos da categoria. “Eu penso que as práticas do antirracismo começam pela definição de espaço para o debate. É fundamental qualificar cada vez mais esse debate, mas também avançar nas práticas e atitudes. Isso envolve desde a consolidação de ouvidorias para denunciar o racismo até o letramento racial nos espaços sociocupacionais e a implementação de políticas de ação afirmativa”, afirmou.

A palestrante também ressaltou a importância de garantir representatividade nos espaços institucionais da própria categoria, defendendo que os CRESS e o CFESS avancem na consolidação de políticas afirmativas e na ampliação da participação de grupos historicamente excluídos.

A presidenta do CRESS Sergipe, Dora Rosa Horlacher, destacou que o evento reafirma o posicionamento ético e político do Conselho diante das expressões do racismo na sociedade. “O CRESS Sergipe tem o compromisso inegociável com a defesa dos direitos humanos e com o enfrentamento de todas as formas de discriminação. Promover um debate qualificado sobre o racismo é fortalecer a atuação profissional das(os) assistentes sociais e reafirmar que o nosso projeto profissional é radicalmente comprometido com a justiça social”, afirmou.

O vice-presidente do CRESS Sergipe, Wallison Hipólito, também ressaltou a importância da formação crítica para a categoria. “Discutir o racismo é discutir as bases estruturais da desigualdade brasileira. O Serviço Social atua diretamente com as expressões da questão social, que são atravessadas pelo racismo. Momentos como este qualificam a intervenção profissional e reforçam nosso compromisso com práticas antirracistas no cotidiano do trabalho”, pontuou.

Ao final, a atividade foi marcada pela ampla participação do público, com reflexões e contribuições que reforçaram a necessidade de transformar o debate em ações concretas nos espaços de atuação profissional.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre CRESS-SE

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CRESS-SE

Contatos

Atendimento: Segunda a Sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: atendimentocress.se@outlook.com.br

Contato: (79) 3025-1132 e 3214-3487

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress@outlook.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br

Ir para o conteúdo