O CRESS Sergipe vem a público repudiar veementemente o Veto Governamental
Nº 5/2019 ao Projeto de Lei N° 176/2019, que dispõe sobre a presença de
psicólogos e assistentes sociais nas escolas da rede pública estadual de Ensino
Fundamental e Médio, bem como a manutenção do veto, por meio de votação secreta
dos deputados e deputadas estaduais, durante a sessão plenária da Assembleia
Legislativa de Sergipe, nesta quarta-feira, 19.
A educação é provavelmente a política pública mais acessada pela população, e
por isso é uma porta de entrada para as expressões da questão social, a exemplo
de todos os tipos de violência (física, psicológica, sexual), bullying, maus
tratos, uso de drogas e exclusão social. Assim, incluir assistentes sociais e
psicólogos/as neste importante espaço de socialização, contribui profundamente para
identificar, prevenir e enfrentar todas essas violações e promover os direitos
de toda a comunidade escolar.
Defender a inserção dos/as assistentes sociais e psicógolos/as nas escolas é
defender o fortalecimento da educação numa perspectiva crítica e emancipadora, em
que a escola pública possa ser efetivamente um espaço de formação do indivíduo
de forma integral, enquanto sujeito de direitos capaz de fazer a leitura da
nossa realidade e incidir sobre ela para transformá-la
Enquanto entidade de classe que atua representando e defendendo o exercício profissional dos/as Assistentes sociais de Sergipe, agradecemos aos oito os deputados estaduais que votaram pela derrubada do veto e reafirmamos nossa luta em defesa da inserção dos/as assistentes sociais na política de educação, pauta que não é restrita à nossa categoria, mas é defendida por todos os que acreditam que educação é instrumento de transformação.
Conselho Regional de Serviço Social – 18ª. Região (CRESS Sergipe)
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