Nota de solidariedade à greve dos Assistentes Sociais e demais servidores da PMA

Por meio desta nota, o Conselho Regional de Serviço Social 18a. Região – Sergipe (CRESS/SE) vem manifestar sua solidariedade aos/as servidores/as da Prefeitura Municipal de Aracaju, que estão em greve desde o dia 27 de janeiro, por meio de suas entidades sindicais: Sindicato dos Assistentes Sociais de Sergipe (Sindasse) e demais sindicatos.

Como entidade representativa dos/as assistentes Sociais, este Regional manifesta especial apoio à categoria, mas se estende aos/as psicólogos/as, médicos/as, farmacêuticos/as, enfermeiros/as, nutricionistas, fisioterapeutas, agentes de saúde que atuam na Secretaria Municipal de Saúde e de Assistência Social, todos em greve.

Organizadas, as categorias reivindicam o pagamento dos salários de dezembro de 2016, quando o então prefeito de Aracaju João Alves Filho deixou a gestão da PMA sem repassar os vencimentos dos trabalhadores. Os servidores decidiram parar suas atividades após o descumprimento do acordo firmado pela gestão atual, de regularização imediata dos salários em atraso de forma integral. Os servidores compreendem que são desrespeitosas as propostas apresentadas pela gestão municipal, de parcelamento do salário em atraso em 12 meses ou do acesso aos recursos devidos pela PMA por meio de empréstimo consignado e somente retornarão ao trabalho mediante o pagamento dos salários de dezembro integral, sem empréstimo consignado.

Nós, assistentes sociais e demais profissionais que lidam diretamente com as demandas da população mais vulnerabilizada e com a implementação das políticas públicas, vivenciamos na nossa prática cotidiana as consequências do esvaziamento dessas políticas. Compreendemos, portanto, que não é possível garantir a qualidade dos serviços ofertados sem que haja valorização do trabalhador. E valorização se faz com respeito, condições adequadas de trabalho e com o pagamento de um salário digno e dentro do mês.

Ao reafirmar nossa irrestrita solidariedade à greve dos trabalhadores da PMA, o CRESS/SE reafirma a legitimidade da pauta grevista e reitera a que a greve é um direito e instrumento legítimo da classe trabalhadora, utilizado quando são esgotados os outros meios de negociação. Assim, conclamamos ao Poder Executivo Municipal que retome a negociação com as categorias, no sentido de implementar as condições postas pelos/as trabalhadores/as

Aracaju, 9 de fevereiro de 2017

Conselho Regional de Serviço Social – 18a. Região – Sergipe