Malhador, Moita Bonita, Pedra Mole e Pinhão recebem pela primeira vez a visita de fiscalização do CRESS/SE

As cidades de Malhador, Moita Bonita, Pedra Mole e Pinhão, localizadas no agreste central sergipano, receberam pela primeira vez a visita de Orientação e Fiscalização do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe). Realizadas na última terça-feira, 27, e nesta quinta-feira, 29, a equipe partiu da capital sergipana para verificar as condições éticas e técnicas do exercício profissional de assistente social, além de averiguar possíveis situações de descumprimento da Legislação Profissional, Lei Nº 8.662/93.

As visitas foram realizadas pelo conselheiro e integrante da Comissão de Fiscalização e Orientação (COFI), Aloísio Júnior e a agente fiscal, Lilian da Silva. Segundo o conselheiro Aloísio Júnior, a recepção dos profissionais está sendo muito boa. “Os profissionais verbalizam o sentimento de felicidade e gratidão por nós estarmos indo conhecer a realidade, as condições éticas e técnicas do trabalho de Serviço Social, demonstrando quanto a nossa fiscalização fortalece a categoria nos municípios, em cada espaço de trabalho. Eles disseram que agora se sentem representados, de fato. E muito orgulhosos porque o nosso conselho está chegando, pois, segundo eles, muitos conselhos de outras categorias chegavam e o nosso não chegava”, explicou.

A assistente social, Weslla Andrade, destacou que gostou muito de receber o CRESS. “Trabalho há 2 anos e meio no CRAS de Malhador e nunca havia recebido uma visita do CRESS. Fiquei feliz, pois me alertou com relação à algumas situações no ambiente de trabalho, que, apesar de termos conhecimento, com o tempo a gente se acomoda e vai gerando um desgaste profissional. Espero que essa visita seja realizada outras vezes e que venha a acrescentar não só a mim como profissional, mas ao meu ambiente de trabalho, porque as pessoas superiores a mim vão compreender melhor o que é a profissão e que a gente tem um conselho que está aqui para fiscalizar e regularizar todas as condições. O conselho estando presente mostra que estamos amparados. Parabéns pela gestão e obrigada por nos visitar”, destacou a assistente social.

“Foi primordial a visita do CRESS na instituição e bem positiva, pois além da orientação, a equipe faz uma conscientização enquanto profissionais, que atuam na política do SUAS”, disse a técnica social do CREAS de Malhador, Marcelly Franciele de Jesus França.

A assistente social da Secretaria Municipal da Saúde de Moita Bonita, Lidiane Vieira Barbosa dos Santos, destacou a importância da fiscalização. “Acho muito importante essa fiscalização do CRESS, no sentido de estar nos representando para que o profissional tenha uma melhor condição de trabalho e possa atuar e desempenhar o seu papel de forma eficaz e que venha a atender a população dentro das suas demandas e necessidades”, afirmou a profissional.

“Quero parabenizar o CRESS pela abordagem aos campos de trabalho. É  uma forma de fomentar e fortalecer a nossa categoria. Desde já muito obrigado e que continuem assim, atentos e fortes”, disse o assistente social do CRAS de Pinhão, Ricardo Jesus dos Santos.

Já para a assistente social de Pedra Mole, Andrea Chagas, a fiscalização do CRESS traz uma orientação para todos os profissionais. “Que o CRESS continue fortalecido e nos fortalecendo como profissionais. E que eles possam retornar a nosso município outros dias”, enfatizou.