Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Ética em Movimento discute o contexto dos Direitos Humanos no mundo, Brasil e em Sergipe.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

Em mais um módulo do Curso ética em Movimento, o CRESS Sergipe realizou o debate acerca dos Direitos Humanos no contexto mundial, no Brasil e em Sergipe, com o professor da Universidade Tiradentes,  Prof. Msc Ilzver Matos

Direitos Humanos no Mundo, Brasil e em Sergipe

O ministrante abriu os trabalhos com a seguinte afirmação: “Vivemos em um mundo onde temos muitas perguntas e respostas fracas. Por que tanta fome no mundo? Por que se matam homossexuais?”

Com um conteúdo que compreendia os Direitos Humanos também em uma perspectiva sócio econômica, o professor Ilzver Matos fez uma análise conjuntural sobre as distorções, e como isso reflete a sociedade de classes em que vivemos.

“De um lado, temos países muito desenvolvidos e do outro lado, países passando por extrema pobreza. Tudo isso em um mesmo momento histórico. Muitas vezes no mesmo espaço geográfico, mas, com distorções absurdas,” afirma o ministrante.

Finalizando as discussões deste módulo, o  palestrante relatou a presença de uma entidade em Sergipe, que atua na defesa e garantia dos direitos humanos, esclarecendo para os participantes as ações desenvolvidas por essa instituição, denominada Instituto Braços.

Para Assistente social, Flavia Oliveira, a palestra do Prof. Msc Ilzver Matos, trouxe um panorama importante sobre os Direitos Humanos em diversos contextos.

” Foi importante a participação do professor Ilzver Matos, na medida em que nos atentamos para a importância da formação interdisciplinar, vez que o profissional é da área de direito. Além disso, ressalta-se a sua trajetória de militância junto aos movimentos sociais”, relata a Assistente Social Flávia Oliveira Santos.

Participantes atentos ao debate

Já no  período da tarde, foi realizada uma discussão acerca da agenda do Conjunto CFESS/CRESS no tocante ao Eixo de Ética e Direitos Humanos. Na oportunidade o Conselheiro Paulo Roberto Félix apresentou aos participantes as principais estratégias articuladas pelo Conjunto e como estas vêm sendo efetivadas por nosso Conselho Regional. Nessa perspectiva o Conselheiro ressalta:

“É importante socializarmos as ações que o Conjunto, de um modo geral, e o CRESS, em particular, vêm desenvolvendo. Hoje o CRESS/SE, através da gestão Unir forças para avanças nas lutas, vem construindo uma agenda de luta em nível estadual, que perpassa por diversos espaços de debates da sociedade, na luta pela liberdade de expressão e orientação sexual, no repúdio a qualquer formar de violação de direitos, na defesa às condições de trabalho dos/as assistentes sociais, articulação com os movimentos sociais, e sobretudo, nas diversas lutas contra-hegemônicas empreendidas pela classe trabalhadora. Somos um coletivo que sabemos o que queremos e por isso temos uma direção social determinada”, defende Paulo Félix.

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br