Como parte das comemorações pelo Dia da (o) Assistente Social, o Conselho Regional de Serviço Social de Sergipe (CRESS-SE) realizou, no dia 23 de maio, na Casa dos Conselhos, em Aracaju (SE), o Encontro das (os) Representantes do CRESS-SE nos Conselhos de Direito. O momento teve como objetivo fortalecer a atuação profissional nos espaços de controle social e promover uma reflexão crítica sobre o papel estratégico dos Conselhos, fóruns e comitês como locais de decisão e de garantia de direitos.
O evento reafirma o que está posto no Código de Ética Profissional das (os) Assistentes Sociais: o compromisso com o fortalecimento dos movimentos sociais, com a radicalidade democrática e com a construção de uma sociedade igualitária. Participar dos Conselhos de Direitos e outros espaços de articulação política é uma estratégia fundamental para fortalecer a democracia participativa, a fiscalização das políticas públicas e a defesa dos direitos da população usuária.
A assistente social e 1ª tesoureira do CRESS-SE, Karen Santana, destacou que o encontro visa fortalecer a atuação da categoria, promovendo a qualificação e a compreensão crítica sobre esses espaços de poder e decisão. “Nosso objetivo é garantir que as (os) assistentes sociais atuem nesses conselhos com conhecimento técnico, formação ética e compromisso com os direitos da classe trabalhadora”, pontuou.
Já a conselheira fiscal Natália Dalto enfatizou a importância da atuação consciente e crítica das (os) assistentes sociais dentro dos Conselhos. “Esses espaços deliberam e fiscalizam políticas públicas, e os profissionais precisam estar capacitados para entender e cumprir o seu papel, sempre orientados pelo nosso Projeto Ético-Político e pelo Código de Ética. Precisamos garantir que os direitos dos usuários e da categoria sejam respeitados”, afirmou.
Durante o encontro, foi reforçada a necessidade de que a atuação das (os) representantes do CRESS-SE seja guiada pelas Bandeiras de Luta do Conjunto CFESS-CRESS, pelas notas técnicas já produzidas sobre o tema e pela constante articulação com a categoria, usuárias (os) dos serviços e movimentos sociais. A proposta é que a participação nesses espaços não seja apenas formal, mas politicamente comprometida com a transformação social.
Representações do CRESS-SE
Atualmente, o CRESS-SE possui representação em diversos Conselhos Municipais e Estaduais, além de fóruns e comitês estratégicos para o controle social e a efetivação de políticas públicas. Entre eles estão:
- Conselho Municipal de Assistência Social – Aracaju
- Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA
- Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades – CONSER
- Comitê Estadual de Prevenção de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal
- Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura – CEPCT-SE
- Comitê Anticapacitista
- Frente Estadual em Defesa do SUAS
- Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde
- Fórum em Defesa do SUS Sergipe
- Núcleo de Educação Permanente – NUEP/SUAS/SE
- Entre outros conselhos municipais em diversos municípios sergipanos
A participação do CRESS Sergipe nesses espaços reafirma o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, a defesa intransigente dos direitos humanos e o fortalecimento do projeto profissional crítico. Mais do que ocupar cadeiras, a proposta é atuar com posicionamento, conhecimento técnico e alinhamento com os princípios do Serviço Social brasileiro.