Diretoria do CRESS participa de evento que celebra 70 anos do curso de Serviço Social da UFS

As comemorações dos 70 anos do curso de Serviço Social, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) iniciaram dia 3 de abril, com uma sessão solene que ocorreu no auditório da Universidade e reuniu professores, ex-professores, alunos e autoridades. O curso, que compôs a base da instituição, antecedendo até mesmo sua fundação, foi instalado no dia 27 de março. A cerimônia foi marcada pela apresentação da Orquestra Sinfônica da UFS.

O evento contou com a participação da diretoria do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), a presidenta Dora Rosa Horlacher, o vice-presidente, Walisson Hipólito e a conselheira Carolina Sampaio.

A presidenta do Conselho Dora Rosa Horlacher contou que se sentia privilegiada por estar representando o CRESS nesse momento memorável, em que se comemora os 70 anos do Curso de Serviço Social. “Chegar aos 70 anos exigiu muito trabalho e empenho de diversas pessoas. A celebração desta data torna-se um marco histórico, não só para o curso, como para a UFS. Celebrar sete décadas é toda uma história”.

Ela ainda explicou que a história do curso iniciou em 1954, como Escola de Serviço Social, ou seja, “o curso de Serviço Social remonta antes da criação da UFS, como a gente conhece hoje. Na verdade, estamos celebrando a concretização do que se pensava e se queria como Universidade Pública, pois a Universidade veio a ser criada em 15 de maio de 1968. É preciso honrar todos que pensaram, idealizaram, implementaram e construíram e continuam construindo o curso de Serviço Social. A homenagem não pode ficar só voltada para o passado e sabemos, que este é um curso que continua vibrante e que é referência em qualidade no Estado e no Brasil”, destacou Dora Horlacher.

o vice-presidente, Walisson Hipólito se sente honrado em representar o CRESS na comissão que está organizando as comemorações dos 70 anos do curso do Serviço Social.   “A importância do curso é inegável, são sete décadas formando assistentes sociais em Sergipe e desde a criação do CRESS, há 41 anos caminhamos juntos, inclusive o Conselho Regional é fruto da intervenção, da ação e formação da Universidade, do departamento de Serviço Social”.

Wallison revela que ainda este ano haverá eventos que irão comemorar os 70 anos. “Vamos realizar ações no interior sergipano, uma parceria entre Universidade e CRESS. E não podemos deixar de destacar que muitas foram as mãos que construíram nessas sete décadas, que centenas de pessoas contribuíram com a formação do saber e do fortalecimento do Serviço Social, que sigamos juntos, atentos e fortes em defesa da educação pública e do Serviço Social”, enalteceu o vice-presidente do CRESS.

A coordenadora do curso de Serviço Social da UFS, Maria Cecília Leite, relatou que o assistente social é o profissional que pode ser inserido em todas as políticas públicas, como saúde, assistência, trabalho, educação, “um profissional extremamente importante para uma sociedade desigual, pois viabiliza o acesso aos direitos sociais e minimiza ao tempo em que viabiliza esse acesso, você informa, educa, está sendo pedagógico na ação, uma profissão necessária e extremamente importante”, esclareceu.