Diretores do CRESS/SE participam de reunião com representantes do TJSE

IMG-20140811-WA0012
Foto: CRESS/SE

Na última sexta-feira (8) a diretoria do Conselho Regional de Serviço Social – 18ª Região – Sergipe (CRESS/SE), através do conselheiro/presidente Paulo Félix e do conselheiro fiscal, Gilvan Santos, participou, juntamente com o SINDIJUS (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe) representado pelo diretor Plinio Pugliesi, a Assistente Social, Angela Bezerra, e  a Psicologa, Tayora Diniz  da reunião com representantes do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) para discutir o conjunto de procedimentos técnicos realizados pelos/as profissionais de Serviço Social e Psicologia, à luz dos referenciais teórico-metodológico, ético-políticos e parâmetros legais das referidas profissões.

Essa reunião com os representantes da Presidência do TJSE foi para tratar da construção dos parâmetros de atuação do Serviço Social e Psicologia no âmbito do Judiciário Sergipano, reivindicação esta que já vem sendo debatida pelos trabalhadores do órgão há alguns anos, no SINDIJUS, com o acompanhamento dos respectivos conselhos.

Foto: CRESS/SE

Na oportunidade, as representações do CRESS/SE expuseram o papel da entidade na orientação e fiscalização do exercício profissional e a proposição do Conselho na dimensão pedagógica das ações diante das dificuldades apresentadas pelos/as profissionais de Serviço Social no TJSE.

Além disso, foram pontuadas questões como: a necessidade de garantia da autonomia profissional, reconhecimento das especificidades das profissões e a sobrecarga de demandas diante do baixo número de profissionais associada ao grande número de processos a serem encaminhados em todo o estado e a grande quantidade de municípios que precisam ser atendidos, sobretudo nos núcleos do interior.

Após discussão, foi oficializada a proposta da instituição da Comissão para tratar dos assuntos acima citados. A comissão será composta pelos representantes dos conselhos de classe, do sindicato e da gestão. Agora o CRESS/SE aguarda a resposta por parte da Gestão do TJSE acerca do deferimento do pleito e data  de início das atividades. Mesmo com o aguardo do pleito quanto à instituição da Comissão, o Conselho continua a acompanhar as reuniões dos/as analistas em Serviço Social e Psicologia do TJSE contribuindo com as discussões e construindo encaminhamentos coletivos.