Neste 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, o CRESS Sergipe homenageia o defensor dos direitos humanos sergipano, Uilson de Sá da Silva, 48 anos, que foi encontrado morto e amarrado com marcas de violência em sua residência no dia 28 de novembro. Além de defensor dos direitos humanos, Uilson era missionário católico e presidente da Associação de Catadoras e Catadores de Mangaba do bairro Santa Maria, em Aracaju.
Ele era uma referência com relação a ações sociais e religiosas e estava inserido no Programa Nacional de Proteção a Defensores de Direitos Humanos por solicitação do Ministério Público Federal (MPF), por ter sofrido ameaças em função da sua ocupação na defesa do território dos catadores de mangaba de Aracaju.
O CRESS-SE reafirma sua posição intransigente em defesa dos Direitos Humanos, pois é um compromisso ético-político da/o assistente social a defesa dos direitos humanos, contra todo tipo de autoritarismo, bem como da ampliação e consolidação da cidadania.
➡️Defender os direitos humanos é defender as mulheres, as negras e os negros, a infância e a juventude, as pessoas idosas, as pessoas com deficiência, a população em situação de rua, pessoas vítimas de tortura, as/os migrantes e refugiadas/os, os povos indígenas, os povos tradicionais, as comunidades quilombolas, as comunidades pesqueiras, as lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, o trabalho digno, a saúde, a educação, a moradia, entre outros.