No Dia da Consciência Negra, celebrado neste 20 de novembro, o CRESS Sergipe, na Gestão “É Preciso Estar Atento e Forte – 2020/2023”, reforça que o trabalho do/a assistente social tem relação direta com as demandas da população negra, que representa uma grande parcela da sociedade brasileira e que vive, muitas vezes, em condições precárias de saneamento, discriminação religiosa, além da violência racial.
Os direitos e as lutas em defesa da população negra fazem parte das Bandeiras de Luta do Serviço Social Brasileiro. E para reforçar a importância do Serviço Social no combate ao racismo, o Conjunto CFESS/CRESS possui uma Campanha de Combate ao Racismo. No último Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, todos/as assistentes sociais negros/as que participaram no Encontro se reuniram para manter viva a ideia da campanha: a luta antirracista, para alertar toda a população e os profissionais sobre a importância do combate ao racismo estrutural, institucional e a todas as formas de preconceito relacionadas a pessoa negra.
➡️Racismo e Injúria Racial
Vale ressaltar que o racismo e injúria racial são considerados crime.
❗Denuncie:
✔️190 – Polícia Militar – se o crime estiver acontecendo naquele momento;
✔️181 – Polícia Civil – crimes recorrentes;
✔️100 – Direitos Humanos do Governo Federal.
➡️ Sobre a data
A data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco. Zumbi foi assassinado em 20 de novembro de 1695. Assim, representa a luta dos negros e a consciência negra.