Curso “Pareceres Sociais, Laudos e Relatórios” encerra 2º modulo da nova turma

Após o sucesso na primeira turma, o Curso Online “Pareceres Sociais, Laudos e relatórios: Desafios e possibilidades”, promovido pelo Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), encerrou o 2º módulo da nova turma na noite desta sexta-feira (30). O curso, disponibilizado para assistentes sociais, bacharéis e estudantes de Serviço Social, foi ministrado novamente pela assistente social do INSS aposentada e doutoranda de Serviço Social da UERJ, Marinete Cordeiro Moreira.

Durante o segundo módulo, a palestrante orientou os/as profissionais de Serviço Social sobre a elaboração dos pareceres sociais, laudos e relatórios, apresentando a fundamentação legal, os instrumentos e técnicas de serviço social.

A palestrante apresentou ainda a construção de um parecer social trazendo um exemplo da estrutura dos documentos técnicos e explicou a Resolução 557/2009, deliberada pelo Conjunto CFESS/CRESS e também do parecer jurídico 20/2007 do CFESS.

“O parecer tem que ter um objetivo, analisando as políticas sociais. Ao analisar a apreciação de pareceres sociais é preciso questionar se há coerência entre o objetivo da emissão dos documentos com os aspectos relevantes considerados. É preciso saber também se a redação do texto está nítida e objetiva, se há a preservação dos princípios éticos e se a elaboração tem compromisso com o sigilo profissional”, explicou a ministrante durante a aula.

Muitos participantes tiraram suas dúvidas após as explanações da ministrante e elogiaram a iniciativa do curso, que promoveu essa nova turma para abranger não só assistentes sociais de Sergipe, como de todo o país. Ao todo, foram disponibilizadas 970 vagas, contemplando profissionais de diversos estados como Maranhão, Rio Grande do Norte, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraná, além de diversos municípios sergipanos.

Segundo a presidente do CRESS Sergipe, Dora Rosa Horlacher, a formação continuada é uma das preocupações do Conselho Regional para o aperfeiçoamento das diretrizes práticas da profissão. “Encerramos mais uma turma com a função de dever cumprido. Esse curso, além de proporcionar o aperfeiçoamento de novas técnicas de trabalho, é uma forma de atualizar os/as profissionais em seus espaços de trabalho. Agradeço mais uma vez a colaboração da professora para a realização desse curso”, finalizou a presidente.