CRESS/SE lança programação alusiva às comemorações do Dia do/a Assistente Social

“Serviço Social de olhos abertos para a Educação: ensino público e de qualidade é direito de todos/as”. Este é o tema das comemorações do Dia do/a Assistente Social em 2012, celebrado historicamente em 15 de Maio, e o Conjunto CFESS/CRESS está movimentando todas as regiões em torno da temática. Em Sergipe, o CRESS 18ª Região está preparando uma semana inteira em comemoração à data, com uma programação que vai desde palestras, debates, apresentação de trabalhos/experiências profissionais e oficinas até Ato Público e Sessão Especial na Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe.

A idéia é fortalecer as lutas do Conjunto CFESS/CRESS em defesa de uma Política de Educação que ofereça ensino público, presencial, laico e de qualidade, em todos os níveis e para todos/as os/as brasileiros/as. “Também se trata de um tema que se volta para a formação em Serviço Social na defesa da qualidade dessa formação. Ademais, o Conjunto CFESS/CRESS está de olho no Projeto de Lei 3.688/200, que trata da inserção de assistentes sociais e psicólogos nas escolas públicas de educação básica, e esse ponto também deve ser um dos focos do evento”, enfatizou Vera Núbia Santos, presidente do CRESS/SE.

As Instituições de Educação Superior, por meio das Unidades de Formação Acadêmica (UFAs), bem como a representação discente dos estudantes de Serviço Social, foram convidadas a participar da organização do evento, com uma representação cada. O papel dessa representação foi o de contribuir na discussão e elaboração conjunta da programação da Semana do/a Assistente Social 2012, proposta pelo CRESS/SE. A gestão “Unir forças para avançar nas lutas” entende que essa é uma oportunidade de aproximação com as UFAs e com a representação discente, os quais estão diretamente ligados à formação profissional em Serviço Social e, portanto, responsáveis pela formação dos futuros/as assistentes sociais.

“Dessa forma, a programação em alusão ao Dia do/a Assistente Social poderá propiciar aos profissionais e estudantes de Serviço Social uma programação extensa, diversificada e de muita qualidade, que possibilite a participação de todos/as num evento com a qualidade que defendemos no Conjunto CFESS/CRESS”, acrescentou Vera Núbia.

PROGRAMAÇÃO

As atividades terão início no dia 15 de Maio, pela manhã, com uma mobilização dos profissionais na Praça Fausto Cardoso, Centro de Aracaju. Serão realizadas panfletagens e apresentações culturais para dar visibilidade à profissão do/a Assistente Social. De lá os/as Assistentes Sociais irão para a Assembléia Legislativa, onde a presidente do CRESS/SE, Vera Núbia Santos, fará um pronunciamento na sessão solene em homenagem aos/às profissionais pelo seu dia, além de esclarecer a todos os sergipanos sobre a importância do Serviço Social na sociedade brasileira.

“Falar da importância do Serviço Social na sociedade brasileira, na perspectiva de um projeto profissional que defendemos, significa acima de tudo, vislumbrar uma nova ordem societária. Explico: os princípios éticos que defendemos como profissionais do Serviço Social colidem com a sociedade que vivemos na atualidade. A defesa da liberdade, da democracia e da justiça social, como valores ético-político, articulados ao conjunto de direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais e presentes no nosso projeto profissional, leva a crer que a sociedade capitalista contemporânea não atende (aliás, como nunca atendeu) aos segmentos mais afetados pelas conseqüências das suas ações, segmentos esses foco primordial da intervenção de assistentes socais. Os/as assistentes sociais brasileiros/as ousaram construir um projeto profissional que revela a imagem de uma profissão vinculada à luta geral dos trabalhadores, com uma visão de mundo que nos leva a buscar superar os desafios cotidianos por meio da competência teórica, técnica e política”, avaliou a presidente do CRESS/SE.

Na tarde do dia 15, será realizada uma Mesa de Debates na UNIT, Campus Farolândia, com os palestrantes Juliana Iglesias (Coordenadora da Comissão de Formação Profissional e Conselheira do CFESS), Iran Barbosa (ex-deputado federal e professor da educação básica no Estado de Sergipe) e uma representante do CRESS/SE. Ao longo da semana serão promovidos outros debates, além das apresentações de trabalhos científicos. Já no dia 18 de Maio, para fechar as comemorações, os/as Assistentes Sociais estão convidados para participar da Mesa de Debate “Os desafios de organização da classe trabalhadora frente a atual conjuntura de crise do capitalismo”, com a palestrante Profª Theresa Zavaris (UFS).

A Semana em comemoração ao Dia do/a Assistente Social é uma realização do CFESS, CRESS/SE, DSS/UFS, UNIT, FJAV e ENESSO, com o apoio da OAB/SE. Os materiais gráficos e audiovisuais do evento já estão disponíveis para divulgação. Para ampliar a visibilidade da data, o CRESS/SE convida toda a categoria a fazer o download do material, imprimir e colocar em seus postos de trabalho.

Convidamos a todos e todas assistentes sociais e estudantes a participarem ativamente da Semana, seja nas palestras, oficinas ou com a apresentação de trabalhos.

Baixe aqui as peças gráficas comemorativas

Ouça aqui o spot comemorativo

CRESS/SE – 18ª Região

Gestão Unir Forças para Avnçar nas Lutas (2011/2014)