Em conjunto com o Centro Acadêmico Maria Anísia Gois Araújo e a Executiva Regional de Serviço Social R3, o CRESS Sergipe se solidariza e apoia os estagiários/as do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), que não tiveram seus contratos dos estagiário renovados, sob a justificativa do contingenciamento de despesas. Entre os jovens que deixaram de receber a bolsa, estão diversos estudantes de serviço social.
Há cerca de um mês, os estagiários haviam sido informados que seus contratos seriam renovados, mas foram surpreendidos com o comunicado da suspensão. Vale lembrar que no dia 14 de maio, os estudantes já haviam tido corte do auxílio-transporte, reduzindo em aproximadamente 20% das suas remunerações.
Além de ser um componente curricular importante para o exercício profissional, o estágio é uma fonte de renda para os estudantes, e seu corte compromete diretamente o orçamento dos mesmos, que utilizam os recursos seja para custear as atividades acadêmicas, seja destinando-o para o orçamento familiar.
O CRESS Sergipe se coloca à disposição para negociações e enfrentamentos necessários para pleitear a renovação dos contratos.
Por fim, reafirmamos nosso compromisso com a formação profissional dos/das futuros/as assistentes sociais, bem como com a defesa da Política Nacional de Estágio (PNE), compreendendo-a enquanto instrumento político pedagógico que assegura aos /às estudantes de Serviço Social o contato com a prática profissional a fim de qualificá-los para o exercício cotidiano da nossa profissão: a promoção do acesso aos direitos e o enfrentamento às expressões da questão social.
Conselho Regional de Serviço Social 18ª. Região – CRESS Sergipe
Gestão “É preciso Estar Atento e Forte”