CRESS Sergipe realiza reuniões das comissões de trabalho

cofiAs comissões do Conselho Regional de Serviço Social 18a. Região – Sergipe estão funcionando a pleno vapor. Após a posse da gestão “Vamos Lá Fazer o que Será”, que está na direção do regional desde maio deste ano, quatro das seis comissões que integram o regional já se reuniram para dar os primeiros passos no sentido de dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido desde a gestão anterior.

As primeiras reuniões tiveram caráter tanto organizativo quanto de direcionamento político e elegeram os coordenadores das suas respectivas comissões. São eles Joana Rita, da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI); Suzana Rezende Lima, da Comissão de Formação Profissional; Diléa Lucas de Carvalho, da Comissão de Políticas Públicas e Cláudia Itatiana Cardoso, da Comissão de Comunicação.

São as comissões que discutem, avaliam e deliberam acerca do fazer político da nossa entidade representativa, seja no campo da valorização da profissão de assistente social, seja em ações de intervenção e de diálogo com a categoria e com a sociedade, seja no caráter mais organizativo do conselho, ou ainda no direcionamento da nossa função precípua enquanto conselho de classe, que é a orientação e a fiscalização”, explica a presidente do CRESS Sergipe, Edlaine Sena. “Ao fortalecer as comissões, estamos fortalecendo o compromisso do CRESS Sergipe com o nosso projeto ético-político, com os princípios estabelecidos no Código de Ética da nossa profissão”, completou.
Comissão de Formação Profissional

FormacaoRealizada no dia 11 de julho, a primeira reunião da Comissão de Formação Profissional apontou para a necessidade de fortalecer a relação entre a formação e o exercício profissional. Composta pelos conselheiros André Dória, Diléa Lucas de Carvalho, Lara Cíntia e pela coordenadora Suzana Rezende Lima, a comissão reafirmou a importância de reativar o Fórum de Supervisores a fim de discutir a Política Nacional de Estágio, entre outras questões que perpassam pela formação profissional. Neste sentido, foram debatidas possíveis parcerias e estratégias para a reativação do Fórum.

Comissão de Comunicação

Formada pelos conselheiros Helenilton Dantas Martins, André Dória, Edlaine Sena e pela coordenadora Cláudia Itatiana, a comissão de Comunicação do CRESS se reuniu no dia 07 de julho. A reunião discutiu estratégias comunicativas que viabilizem e ampliem o acesso à informação qualificada sobre as causas, pautas e lutas da categoria, tais como campanhas e veiculação de notícias em rádios, jornais, cartilhas, entre outros. Elaboração de materiais informativos, fluxo interno de informação e o uso de redes sociais como estratégia de aproximação entre base e conselho, também foram temáticas debatidas na reunião.

Comissão de Políticas Públicas

ppA primeira reunião da Comissão de Políticas Públicas da gestão atual ocorreu no dia 15 de julho. Composta pelos conselheiros/as Andrenito Santos de Menezes, Cláudia Itatiana, Érica Vieira Sampaio, Rosângela Theobald e pela então eleita coordenadora Diléa Lucas de Carvalho, a reunião estabeleceu pautas gerais e debateu a expectativa dos trabalhos a serem desenvolvidos, considerando a continuidade da agenda do conjunto CFESS-CRESS, o cenário de Sergipe e o acúmulo dos movimentos e do próprio conselho no que tange a defesa das Políticas Sociais. Também foram discutidas estratégias de aproximação entre o CRESS Sergipe e os assistentes sociais que representam a entidade nos espaços de controle social, respeitando a capacidade de representação que a base confere a entidade de classe.

Comissão de Orientação e Fiscalização

Na primeira reunião da COFI, realizada em 04 de julho, os integrantes debateram as imprescindíveis atribuições da comissão no sentido de promover e fiscalizar as atividades relativas ao serviço social, bem como de valorizar e defender os espaços de atuação profissional, e condições adequadas de trabalho e consequentemente a qualidade de atendimento dos usuários. Neste primeiro encontro, a comissão planejou ações a curto e longo prazo, com prioridade para a intervenção junto ao Cenam, para o atendimento das demandas das/os assistentes sociais do IFS e para a realização de reunião com as referências técnicas na área de saúde. A comissão é formada pelos conselheiros Almira Machado Andrade, Diléa Lucas de Carvalho, Cláudia Itatiana, Heloísa Joana dos Santos, Helenilton Dantas Martins e Gilsilene Lacerda, além da coordenadora Joana Rita e das agentes fiscais do CRESS Sergipe Lilian Silva e Roberta Lima.