Foi com muito pesar que o Conselho Regional de Serviço Social 18ª. Região – Sergipe – recebeu a notícia do falecimento do socialista húngaro István Mészáros, na noite do último domingo, 01.
Filósofo marxista, Mészáros figura entre os mais importantes intelectuais de esquerda do mundo e sua vasta obra é basilar para aqueles que sonham e lutam com uma sociedade livre da exploração. Sua formação político-filosófica também influenciou e influencia muitos/as assistentes sociais brasileiros, que nele têm importante referencial teórico para a crítica ao sistema capitalista.
Nascido em 1930, Mészáros formou-se em Filosofia na Universidade de Budapeste, onde foi assistente de György Lukács no Instituto da Estética. Deixou o país após o levante de outubro de 1956 e exilou-se na Itália, onde trabalhou na Universidade de Turim. Posteriormente, ministrou aulas em diversas uiversidades pela Europa, México e Canadá. Em 1977, retornou à Universidade de Sussex, onde recebeu, catorze anos depois, o título de Professor Emérito de Filosofia. Permaneceu nessa universidade até 1995, quando se afastou as atividades docentes – mesmo ano em que foi eleito membro da Academia Húngara de Ciências.
São de 20 livros publicados – muitos deles premiados – e traduzidos para diversas línguas, incluindo português, entre os quais se destacam Para além do capital (2002), O século XXI (2003), O poder da ideologia (2004), A educação para além do capital (2005), O desafio e o fardo do tempo histórico (2007), Filosofia, ideologia e ciência social (2008), A crise estrutural do capital (2009), Atualidade histórica da ofensiva socialista (2010), A obra de Sartre (2012) e A montanha que devemos conquistar (2015).
Em tempos de crescimento da ideologia fascista e de nova perseguição político-ideológicas, personalidades como Mészáros, são fundamentais. Parte o intelectual, mas sua obra permanece viva e inspirando gerações e gerações de militantes na nossa marcha ideológica rumo à transformação social.
Mészáros VIVE!
Conselho Regional de Serviço Social 18ª. Região – Sergipe
Gestão Vamos Lá Fazer o que Será