CRESS Sergipe apoia luta dos servidores municipais

Conselho Regional de Serviço Social particiou do Congresso da Congresso da Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Sergipe (FETAM/SE)

O CRESS Sergipe, representado pela presidente pública, Joana Gama, prestigiou o IV Congresso da Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Sergipe (FETAM/SE), neste sábado. Com o tema “Estado, Democracia e Serviço Público” o congresso definiu estratégias e planos de lutas da categoria, além de eleger nova direção da FETAM.

A presidente do CRESS Sergipe destacou que o principal espaço sociocupacional dos/as Assistentes Sociais são as políticas públicas. “Nossa categoria está preponderantemente trabalhando nos municípios, sendo submetida à precariedade a que é relegado o serviço público municipal: baixos salários, precarização dos serviços, fragilidade dos vínculos, jornadas por vezes superiores à carga horária de nossa categoria, que é de 30 horas, entre outros aspectos. Então, debater e enfrentar a realidade e os problemas vivenciados pelos trabalhadores do serviço público municipal, é também debater as condições de trabalho da nossa categoria”, apontou Joana Gama.

Neste sentido, o CRESS Sergipe tem, juntamente com entidades como a FETAM, sindicatos e outras entidades de classe, debatido a temática e atuado em defesa da profissão de serviço social, mas também em defesa das condições de trabalho dos servidores públicos, sobretudo os municipais.

“O CRESS tem feito diversas articulações e apoiado ações em defesa do exercício profissional, a exemplo do Seminário “Desafios da implementação do SUAS em Tempos de Golpe”, promovido pela Frente Sergipana em Defesa do SUAS, da qual o CRESS faz parte. Por ser municipalizada, debater a política de Assistência Social e os desafios vividos pelos/as trabalhaodres/as desta política, estamos também debatendo as condições de trabalho dos servidores municipais”, exemplificou Joana.

Outra ação realizada pelo CRESS Sergipe, em parceria com a FETAM e o FETSUAS, foi o envio de ofícios para as prefeituras de Laranjeiras e Japoatã solicitando a alteração de Editais de processos seletivos abertos pelos municípios no que diz respeito a aspectos como o aumento da remuneração salarial e a ampliação do número de vagas, com vistas a evitar a precarização do trabalho.

Financiamento

A palestra “Financiamento das políticas públicas e o funcionamento do serviço público municipal no Brasil”, proferida pelo Técnico do Dieese e Doutor em ciências políticas da USP, Alexandre Ferraz, debateu como o desinvestimento nas políticas públicas tem afetado o cotidiano dos trabalhadores e trabalhadoras.