Neste 21 de janeiro, é celebrado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído em 2007. Em Sergipe, desde 2010, também foi aprovado nesta mesma data o Dia Estadual de Combate à Intolerância Religiosa. O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) vem ressaltar a importância do respeito à liberdade de crença e destacar que o Brasil é um estado laico, sem religião oficial, onde todas as pessoas têm o direito de expressar sua fé, seja ela qual for.
A data também reconhece o preconceito e a discriminação recorrentes em nosso país acerca das manifestações religiosas e culturais, em especial as religiões de matrizes africanas, como o Candomblé, a Umbanda, entre outras.
O CRESS-SE reafirma ainda o compromisso ético e político dos/as assistentes sociais, em seu fazer profissional, pela liberdade religiosa de todos/as, assim como o desenvolvimento de ações que combatam à discriminação e o racismo entre as religiões.
A gestão “Seguiremos Atentos e Fortes em Defesa do Serviço Social 2023-2026” repudia qualquer ato discriminatório!
❗Racismo religioso é crime!
Atos de intolerância religiosa se configuram como crimes de violação dos direitos humanos. A pessoa que comete essa infração pode responder judicialmente, com pena de detenção ou pagamento de multa.
⏭️ Para denunciar casos de intolerância religiosa, disque 100. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana.