O Conselho Regional de Serviço Social de Sergipe (CRESS/SE) 18ª Região passa a integrar oficialmente o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aracaju (CMDCA) para o biênio 2025-2027. A representação será feita pela assistente social e conselheira do CRESS/SE, Natália Dalto, que tomou posse como conselheira do órgão colegiado nesta nova etapa.
Com uma trajetória de participação ativa na categoria, Natália agora é representante institucional no CMDCA. Para ela, a participação no Conselho é de extrema relevância. “Esse órgão de controle, fiscalização, criação, ampliação e efetivação das políticas públicas voltadas para a infância e adolescência é fundamental para a sociedade. O CMDCA tem um papel essencial de apoio e articulação com os conselhos tutelares, com as escolas, com os serviços de saúde, de assistência e de educação. Ele contribui para garantir direitos e proteger nossas crianças e adolescentes”.
Natália também reforça que o CRESS, para além de seu papel fiscalizador da profissão, atua como uma entidade comprometida com a defesa dos direitos sociais e das pautas que envolvem os sujeitos atendidos pelas políticas públicas. “O CRESS tem esse papel fundamental de estar ali buscando que o que for proposto na assistência seja efetivado, atuando em diálogo com outras áreas como saúde, educação e habitação. Afinal, quem é atendido por uma política pública geralmente necessita da intersetorialidade dessas políticas”, destacou.
Para a presidenta do CRESS/SE, Dora Rosa Horlacher, a presença do Conselho Regional nesse espaço reforça o compromisso da categoria com a proteção integral das infâncias. “A participação do CRESS/SE no CMDCA fortalece nossa atuação na defesa intransigente dos direitos humanos. É essencial que os profissionais de Serviço Social estejam presentes nesses espaços de controle social e deliberação de políticas públicas, contribuindo com um olhar ético, técnico e comprometido com o projeto ético-político da profissão”.