
Representando o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), o conselheiro Aloísio Júnior participou na tarde desta sexta-feira (9) do I Ciclo de debates sobre Estágio do Departamento de Serviço Social (DSS) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O objetivo do evento foi acumular elementos para a experiência de supervisão remota de estágios obrigatórios, que será iniciada a partir do semestre letivo em agosto de 2021.
O conselheiro do CRESS participou da mesa redonda, com mais de 60 participantes, que trouxe relatos de experiência sobre a implementação de estágio remoto em três universidades federais. As/os palestrantes foram: Cristiane Lopes e Marcos Botelho, da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Julia de Paula, da Universidade Federal Fluminense; e Tatiane Melo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Durante o evento, Aloísio parabenizou a coordenação de estágio do DSS pelo espaço, enviando o abraço da presidenta do CRESS, Dora Rosa, e do presidente em exercício Walisson Hipólito. “A roda de conversa é essencial para discutir um dos processos essenciais da formação que é o estágio, no qual podemos de fato exercitar e perceber a práxis no fazer profissional, pois no nosso cotidiano de trabalho é impossível dissociar teoria de prática nas intervenções diante das expressões da questão social”, explicou.
Segundo Aloísio, o CRESS vem acompanhando as notas e orientações da ABEPSS e do CFESS. “Estamos ansiosos para entender e visualizar práticas possíveis e seguras de estágio, tanto para os alunos, quanto para os supervisores de campo e docentes”.
