A convite do Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Violência de Gênero (ambiente doméstico) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), a presidenta do CRESS Sergipe, Dora Rosa Horlacher, e a técnica Jéssica Nunes, participaram do I Seminário “Entre Direitos, Políticas e Práticas: Construindo respostas eficazes à violência doméstica contra a mulher”, aberto nesta quinta-feira, 30 de outubro, no auditório do Tribunal de Justiça de Sergipe. O evento prossegue até o dia 31 de outubro.
Com o objetivo de promover o diálogo entre profissionais, gestores públicos e a sociedade civil, o seminário busca fortalecer estratégias e políticas públicas eficazes no enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, tema que segue como um dos principais desafios para a garantia dos direitos humanos e da equidade de gênero no Brasil.
Durante o encontro, representantes de diversas instituições e órgãos públicos discutiram caminhos para aperfeiçoar as práticas de proteção, acolhimento e responsabilização nos casos de violência doméstica. A presença do CRESS Sergipe reafirma o compromisso da categoria com a defesa dos direitos das mulheres e o enfrentamento de todas as formas de opressão e desigualdade.
Para a presidenta do CRESS Sergipe, Dora Rosa Horlacher, a participação do Conselho em espaços de articulação interinstitucional é fundamental. “O Serviço Social tem uma trajetória histórica de atuação na defesa dos direitos humanos, e estar em um espaço como este é reafirmar o nosso compromisso com as mulheres e com o enfrentamento das violências que as atingem, especialmente no ambiente doméstico. O diálogo entre as instituições é essencial para que as políticas públicas sejam mais eficazes e garantam proteção e dignidade às vítimas”, destacou Dora.
Uma das palestras foi da graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe, Ariel Matos Brito, com o tema ‘Enfrentamento à Violência Doméstica’. Ariel é secretária de Assistência Social da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), presidenta da Associação de Travestis e Transsexuais Unidas na Luta Pela Cidadania (UNIDAS), assessora parlamentar, militante feminista, filiada ao Movimento Sergipano Fibromialgia Dor Crônica Srgipe e uma das autoras do livro ‘Vozerio’.
O seminário é promovido pela Coordenação Geral de Prevenção Social da Violência e da Criminalidade (CGPSV), criada pela Portaria nº 334, de 10 de maio de 2019, no âmbito da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE). A CGPSV tem como finalidade regulamentar e integrar as ações de prevenção à violência e à criminalidade, envolvendo órgãos como a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Criminal.
Com a participação no evento, o CRESS Sergipe reforça sua atuação no enfrentamento à violência de gênero e na defesa intransigente dos direitos das mulheres, princípios que orientam o exercício profissional da (o) assistente social e o compromisso ético-político da categoria.


 
								
















