CRESS-SE participa da 14ª Conferência Municipal da Assistência Social de Aracaju

A presidente do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), Dora Rosa Horlacher, participou na última quinta-feira, 6, da abertura da 14ª Conferência Municipal da Assistência Social de Aracaju, com o tema “Reconstrução do Suas: o Suas que temos e que queremos”.

O evento foi realizado pelo Conselho Municipal da Assistência Social, em parceria com a Prefeitura de Aracaju, e aconteceu também na sexta-feira, 7, no auditório do Hotel Delmar, com o objetivo debater o Sistema Único da Assistência Social (Suas).

Durante a sua fala, a presidente do CRESS-SE parabenizou a realização do evento, afirmando que esse é um espaço importante de escuta, debate e análise de cenários. O encontro promove o diálogo entre os gestores públicos, trabalhadores, usuários dos serviços e organização da sociedade civil.

“É um momento de partilha de conhecimento e avaliação do que está sendo feito e propostas de melhorias. A pandemia afetou muitas áreas e uma das mais impactadas foi a Assistência Social e mesmo assim o atendimento continuou para quem mais precisava. Esse momento da Conferência é um momento democrático, momento coletivo de debate, visando a melhoria da qualidade da população mais vulnerável objeto desse serviço”, explicou Dora Rosa.

Ainda segundo a presidente, essa Conferência está sendo realizada após um diálogo iniciado nas 20 pré-conferências, onde foram traçadas as metas e prioridades.

A presidente Dora Rosa, enquanto representante do CRESS-SE, cobrou das autoridades presentes e dos gestores o orçamento para a Assistência Social, enfatizando que propostas interessantes devem sair desse encontro. “Há muitas pessoas capacitadas fazendo as discussões, porém nada disso será realizado se não for priorizado no orçamento, a verba para realização das necessidades, como a melhoria dos espaços físicos dos equipamentos da Assistência, realização de Concurso Público, melhoria salarial, dentre outras questões. A Assistência Social fez o último concurso em 2010, hoje, os profissionais encontram-se em sua maioria em cargos comissionados ou terceirizados. A Assistência Social precisa ser vista como prioridade pelos gestores públicos”, reforçou.

Dora Rosa encerrou sua fala parabenizando a todos os participantes e desejando que nessa Conferência realmente possa haver mais controle social. “Que possamos avaliar as ações do Governo e definir prioridades para os próximos anos, sugerindo as ações a serem executadas por meio da política pública de Assistência Social”, finalizou.