O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) divulga o Ato de Lançamento da “Campanha Negros e Negras Pela Vida” – Campanha Sergipana contra a Violência Policial e o Genocídio do Povo Preto, a ser realizado na segunda-feira, 7, em conjunto com o “Grito dos Excluídos”, a partir das 8h, com concentração na Paróquia Pio X, bairro 18 do Forte. A Campanha é realizada pelo Fórum de Entidades Negras de Sergipe e tem o intuito de denunciar os casos de violência e abusos contra pessoas negras, principalmente ocorridos nos bairros e comunidades mais periféricas.
Segundo o último Atlas da Violência, de 2018, publicado pelo IPEA, Sergipe lidera o ranking entre os estados com maior taxa de homicídios contra pessoas negras. Com o índice de 64,7 por 100 mil habitantes. Em seguida, Alagoas 54,2 e em 3º Rio Grande do Norte com 53,4.
Há pouco mais de um ano, um caso chocou a sociedade e segue sem soluções. Clautenis José dos Santos, 37 anos, jovem negro, designer, estava voltando para casa através de um dos aplicativos de corridas, quando o carro foi interceptado pela polícia que disparou tiros contra Clautenis sem que ele tivesse direito à defesa, ele morreu no local. O caso segue sem solução e sem justiça para a família.
Recentemente, mais um caso de assassinato ocorreu, dessa vez no Bairro Cidade Nova. Anthony Sheldon, um jovem de 22 anos, foi executado pela polícia. No vídeo da execução – amplamente divulgado no aplicativo WhatsApp – a vítima já estava rendida quando os disparos foram efetuados.
As organizações que compõe o Fórum vêm cobrando respostas do governo estadual e dos governos municipais com relação aos casos de homicídio e violência policial contra a população preta, mas seguem sem posicionamento dos gestores.
Assistentes Sociais no Combate ao Racismo
O trabalho de assistentes sociais tem relação direta com as demandas da população negra. Os/as assistentes sociais estão nos serviços públicos como os de saúde, educação, habitação e assistência social, que devem ser garantidos para toda a população. O combate ao preconceito é inclusive um compromisso do Código de Ética dos/as Assistentes Sociais. Por isso, o Conjunto CFESS-CRESS lançou a Campanha “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo”, aprovada no fórum máximo deliberativo da categoria em 2017, que tem o intuito de debater o racismo no exercício profissional de assistentes sociais.
ASSISTENTES SOCIAIS DE SERGIPE! PARTICIPEM DO ATO PELO FIM DO GENOCÍDIO DO POVO PRETO!
Ascom/Cress-SE – Com Informações do Fórum de Entidades Negras de Sergipe