O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) encerrou nesta terça-feira, 14, o Curso de “Serviço Social e Crise Sanitária: os reflexos da pandemia no exercício profissional de assistentes sociais em Sergipe”. Neste quinto e último módulo do curso, foi discutido o tema “Conservadorismo e Governo Bolsonaro: elementos para pensar o exercício profissional na direção do projeto ético-político”.
Os ministrantes foram a assistente social e coordenadora nacional de pós-graduação da Abepss, Olegna de Souza Guedes, e o assistente social e doutorando em Serviço Social pela UFAL, Everton Melo; além da mediadora Joana Rita Gama, conselheira do CRESS/SE, que agradeceu a todos os participantes e ministrantes do curso. “O curso teve um número muito significativo de assistentes sociais, inclusive de outros estados. Enquanto gestão do CRESS Sergipe, agradecemos a todos os palestrantes e participantes”, afirmou a vice-presidente do CRESS/SE, Joana Rita.
A presidente da Abepss, Esther Lemos, fez uma participação especial no módulo de encerramento explanando uma mensagem de saudação e parabenizando o CRESS Sergipe pela iniciativa do curso. “Agradeço o convite para participar do curso e já parabenizo o CRESS por essa ação de educação permanente, que marca o início dessa nova gestão. Reforço aqui a nossa solidariedade a todos os trabalhadores e trabalhadoras que estão na linha de frente, principalmente os assistentes sociais, que também morreram vítima do Covid-19. Os profissionais que tiveram suas vidas perdidas também devem ser lembrados e homenageados”, enfatizou.
O assistente social Everton Melo, destacou em sua fala sobre o que é o Estado e sobre a crise estrutural do capital, a burguesia brasileira, o governo Bolsonaro, os bolsonaristas e onda conservadora, além de destacar a estrutura e superestrutura e a relação entre economia e política. “Faço um contexto das definições de Estado e da burguesia brasileira e a relação da economia com a política, para entendermos o atual governo. A estrutura sofre uma certa influência com a superestrutura. O Estado desempenha um papel de instrumento de organização social e de dominação de regulação e controle das classes. O Estado defende a manutenção da propriedade privada, dos bens e dos meios de produção”, explicou o doutorando em Serviço Social.
A coordenadora nacional de pós-graduação da Abepss, Olegna de Souza Guedes, explicou como o conservadorismo influencia no exercício profissional na direção do projeto ético-político. “Estamos diante de um cenário que tem à sua frente um representante conservador e tradicional, que oxigena ações de barbárie e um governo que ostenta o figurino da ditadura, o menosprezo das vidas humanas que são ceifadas pelo preconceito, pela discriminação e pobreza. Nós, como indivíduos sociais, ficamos um pouco perdidos diante desse cenário tão adverso e confuso que estamos passando”, salientou.
“O conservadorismo defende a paralisia que servem aos interesses econômicos. Ele é muito mais que um contraponto aos ideários da revolução francesa, é uma tendência e se opõe e está presente no pensamento político, fazendo apologia ao capitalismo em duas tendências, uma de forma direta e outra indireta. O conservadorismo aparece nos espaços sócio-ocupacionais de desafios ético-políticos. O projeto ético-político é uma construção cotidiana e vamos continuar reproduzindo o conservadorismo, se nós nos desvincularmos da nossa tríplice competência ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa”, acrescentou a ministrante Olegna.
Agradecimentos
A presidente do CRESS/SE, Dora Rosa Horlacher, em nome de toda a gestão “É Preciso Estar Atento e Forte” – 2020/2023, agradece a todos os participantes e ministrantes do curso, que enriqueceram o curso com conteúdos atuais e relevantes para qualificar a categoria. “Estamos muito gratos a todos pelo sucesso do nosso curso. A nossa gestão tem apenas dois meses e o curso faz parte da nossa carta-programa. Neste momento de pandemia, pudemos trazer uma boa reflexão do exercício profissional dos assistentes sociais com a efetivação do curso. Nossa mensagem é de gratidão a todos que participaram e contribuíram para a execução desse projeto da nova gestão”, agradeceu a presidente do CRESS Sergipe.
Acesse abaixo o vídeo do último módulo: