CRESS-SE e INSS encerram Ciclo de Atualizações em Legislação Previdenciária e BPC

O “II Ciclo de Atualizações em Legislação Previdenciária e BPC/LOAS – Conexão: Legislação e Prática Profissional – 40 anos do CRESS-SE”, promovido pelo Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), em parceria com o Programa de Educação Previdenciária (PEP) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foi encerrado na noite desta quarta-feira, 13, com a realização do 6º e último encontro.

Participaram dos encontros, Assistentes Sociais de Sergipe e demais estados do país, Bacharéis e acadêmicos de Serviço Social, totalizando mais de 800 inscritos/as.

Com o tema “Ressignificando as orientações e informações previdenciárias e do BPC/LOAS e divulgando o PEP, os Canais de Atendimento do INSS e as Redes Sociais Oficiais do INSS”, o último encontro contou com a mediação do conselheiro do CRESS e assistente social, Aloísio Júnior, e com as ministrantes Elizângela Lelis da Cunha, que é assistente social do INSS e chefe da Agência de São Carlos/SP; e Katia Carminatto, jornalista da Assessoria de Comunicação da Direção Central do INSS e integrante da equipe da Divisão de Educação Previdenciária.

Durante a abertura do último dia, o mediador Aloísio Júnior reforçou a importância desse Ciclo para a educação permanente dos/as profissionais de Serviço Social e agradeceu a participação de todos/as. “Recebemos muitos elogios pela realização desses encontros. É um evento muito positivo para adquirir conhecimentos a respeito das legislações previdenciárias. É muito importante esse alinhamento de saber para que possamos oferecer atendimento de qualidade aos nossos usuários, com orientações precisas para garantirmos os direitos dos/as cidadãos/as”, afirmou.

A ministrante Elizângela Lelis apresentou algumas orientações e informações previdenciárias e do BPC/LOAS, explicando quais são os critérios para o Auxílio Inclusão, orientando sobre Recurso, sobre o que é Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) e quem tem direito, sobre Consignação e Empréstimos, Comprovação de Vida (prova de vida), entre outras informações.

Já a ministrante Katia Carminatto repassou informações sobre os canais de comunicação
e atendimento do INSS e também as iniciativas do Programa de Educação Previdenciária (PEP). Em sua apresentação, a jornalista reforçou a importância, os desafios e avanços da comunicação para que a informação sobre direitos e deveres dos cidadãos seja assertiva.

Atualmente, os canais oficiais de comunicação utilizados pelo INSS para falar com seu público são site, Instagram, Twitter, Facebook e Youtube. No atendimento propriamente dito, a instituição disponibiliza a central telefônica 135 e o Meu INSS, que pode ser acessado pelo site meu.inss.gov.br ou por meio de aplicativo para celular. Além disso, o INSS tem uma série de projetos desenvolvidas pelo PEP voltados para educação e orientação. São atividades como palestras, eventos, atendimentos dirigidos, e dezenas de cursos gratuitos sobre serviços e legislação na escola Educapep.

No final do encontro também foram tiradas as principais dúvidas dos/as participantes e os representantes do CRESS e INSS tiveram momentos de fala para agradecer pela realização positiva do evento online, em mais uma parceria entre o conselho e o instituto.

“Agradeço a todos os envolvidos nesse projeto, a todos os ministrantes dos seis encontros que compõem esse segundo ciclo, todos da equipe do Programa de Educação Previdenciária da Superintendência Regional Nordeste, a toda gestão do Conselho Regional de Serviço Social de Sergipe, na pessoa da presidente Dora Rosa, de todos os conselheiros e profissionais envolvidos que viabilizaram esses encontros”, destacou o servidor do INSS e coordenador do PEP em Sergipe, Márcio Cardoso Lima.

⏭️ Sobre o Ciclo
Os encontros foram realizados em formato online e gratuito, sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h.

⏭️ Certificados
Receberá certificado quem participar de pelo menos 4 dos 6 encontros, que assinou a lista de presença de cada encontro ao final de cada evento (devido a questões técnicas, em três dos 6 encontros, todos/as participantes receberão presença confirmada). O Certificados serão enviados para o email cadastrado pelos/as participantes posteriormente.

Dúvidas e informações entrar em contato com o CRESS pelos telefones: (79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487. Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h.