CRESS-SE convida assistentes sociais de Sergipe para participar do I Encontro Estadual de Pesquisa do GEPESSE sobre Serviço Social na Educação

O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), através da Gestão “Seguiremos Atentos e Fortes em Defesa do Serviço Social 2023-2026”, convida os/as assistentes sociais a participar do I Encontro Estadual da Pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na Educação (GEPESSE) – Sergipe com o tema “Tendências do trabalho de assistentes sociais na Educação Básica pública no Brasil”. O evento acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro, de forma virtual e gratuita.

O encontro tem o objetivo de refletir sobre o trabalho das/os assistentes sociais na educação básica e incrementar a pesquisa integrada que vem sendo desenvolvida pelo GEPESSE, a qual se encontra na fase de mapeamento de assistentes sociais que atuam neste nível de ensino nos municípios do Brasil.

Além de Sergipe, o evento acontece de forma simultânea nos dias 13 e 14 de setembro em outros estados do país.

⏭️ As inscrições podem ser realizadas através do link: https://www.even3.com.br/iencontroestadualepesquisa_gepesse/

Público-alvo:
Podem participar do encontro assistentes sociais, estudantes de Serviço Social, pesquisadores, professores/gestores da Educação Básica e demais profissionais interessados pelo tema.

Certificados:
O encontro terá certificado de 5h, que será enviado posteriormente para o e-mail cadastrado no momento da inscrição na plataforma do Even3. Só receberá o certificado quem assinou a lista de presença nos dias do evento.

📖Sobre a pesquisa do GEPESSE
Intitulada “Tendências do trabalho de assistentes sociais na educação básica no Brasil”, a pesquisa do GEPESSE é coordenada por docentes da UNESP, UERJ e UFBA; conta com financiamento do CNPq e com a colaboração e apoio do conjunto CFESS/CRESS, da ABEPSS e da ENESSO.

Como parte do processo de pesquisa, os encontros nos estados também são essenciais para fomentar a realização do III Seminário Internacional e VII Fórum de Serviço Social na Educação do GEPESSE: “Serviço Social e Educação: desafios do verbo esperançar!”, programado para os dias 7, 8 e 9 de novembro, na UNESP, em Franca-SP.

✔️ PROGRAMAÇÃO COMPLETA EM SERGIPE:
✔️ 13/09 – QUARTA
Coordenação: Dora Rosa Horlacher

Mesa de Abertura
Ney Luiz Almeida – GEPESSE
Dora Rosa Horlacher – CRESS/SE
Vera Núbia Santos – ABEPSS
Maria Cecília Tavares Leite – DSS/UFS
Lídia Ellen Santos Silva – ENESSO

Apresentação do GEPESSE e da Pesquisa
Ney Luiz Almeida

“Os desafios da Educação Básica em Sergipe”

Silvana Aparecida Bretas
Professora titular da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Sônia Meire
Professora aposentada da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Sindicalista e Vereadora de Aracaju/SE.

Iran Barbosa
Professor da Rede Estadual e Municipal de Aracaju/SE. Foi Deputado Federal e Estadual, e Vereador de Aracaju/SE.

Debate

Encerramento

✔️14/09 – QUINTA
Coordenação: Ney Luiz Almeida

Abertura
Adriana Ferriz

“Experiências de assistentes sociais na Educação Básica em Sergipe”

Josefa Fernanda Passos
Assistente Social da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) de Divina Pastora/SE.

Claudia Rezende
Assistente Social na Rede Municipal de Ensino de Nossa Senhora do Socorro/SE.

Aline Cristina Silva
Assistente Social da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e da Secretaria Municipal de Educação de Cedro de São João/SE.

Rita de Cássia Freire
Assistente Social da Secretaria Municipal de Educação de Cedro de São João/SE.

Debate

Encerramento