CRESS participa de Sessão Extraordinária na Câmara de Vereadores de Estância

Na manhã desta terça-feira, 21 de maio, o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) marcou presença em uma roda de conversa de grande importância realizada na Câmara de Vereadores de Estância. O evento, organizado pelo vereador Isaias de Jesus, também presidente do Sindicato dos Poderes Executivos e Legislativo dos Municípios de Estância e Arauá (Sindseme), teve como tema central “Serviço Social: trabalho e valorização”.

Durante a roda de conversa, a representante do CRESS Sergipe, a conselheira Ana Flávia Oliveira compartilhou suas experiências e perspectivas sobre o papel do Serviço Social na sociedade atual, destacando a importância do trabalho realizado pelos profissionais da área. Foram abordados temas como a valorização profissional, os desafios enfrentados no cotidiano da prática e as demandas emergentes no contexto social e político do município.

Ana Flávia Oliveira destacou que aquele momento é de homenagem, mas também de luta do assistente social, porque a categoria não foge da luta. “É uma categoria aguerrida e sofrida com relação às questões salariais. Quero reforçar que nós somos chamados tanto em estado de emergência como chamados na pandemia, nas calamidades públicas para atender as necessidades da população, somos uma profissão que atendemos e estamos vinculados em várias políticas públicas em todos os três níveis federativos, União estado, e município, se nós somos reconhecidos com como um profissional necessário nesses momentos, também precisamos ser reconhecidos e valorizados com respeito com espaços dignos de trabalho, ter reconhecimento financeiro para que possamos garantir o nosso sustento e qualidade de vida”.

Ana Flávia também lembrou dos concursos públicos, que ainda são escassos em Sergipe. “Em Estância existem apenas 20 assistentes sociais, existe a urgência para concurso público, 20 profissionais para trabalhar em todas as políticas que conclamam o assistente social é pouco, esse quantitativo não condiz com a realidade da cidade, que é grande dentro do nosso território sergipano, então a gente precisa de concurso público com salário decente, que contemple o tempo que esse profissional se dedica ao estudo, o tempo que faz a sua graduação, pós-graduação. Eu sei que dentro do quadro daqui de Estância existem profissionais muito qualificados têm formações e pós-graduação para exercer a sua função, então é necessário um respeito dentro dessa lógica dos profissionais que buscam essa formalização, essa garantia do seu estudo, essa complementaridade das suas ações para ter esse olhar diferenciado sobre a população. Esse investimento que esse profissional faz ele precisa ter um reconhecimento, ressaltou a assistente social.

O diálogo entre os participantes foi enriquecedor, permitindo uma troca de ideias e experiências entre os profissionais do Serviço Social, gestores públicos e membros da comunidade. Foi ressaltada a necessidade de políticas públicas mais efetivas e inclusivas, que garantam o acesso aos direitos sociais e promovam a justiça social e a equidade para todos os cidadãos.

O vereador Isaias de Jesus em sua fala, chamou a atenção para a importância da roda de conversa. “Estar nesse evento é motivo de honra e felicidade, passar a manhã adquirindo conhecimento, a ideia é de que a classe trabalhadora faça essas discussões e esteja unida para avançar na luta por seus objetivos”.

O presidente da Câmara de Vereadores de Estância, Cristóvão Freire dos Santos, contou que está em tramitação o Projeto de Lei de sua autoria, que faz a inserção de assistentes sociais, psicólogos e pedagogos na Câmara de Vereadores de Estância. “Assim que tomei posse criei esse Projeto, aqui é a casa do trabalhador, principalmente dessas categorias que são essenciais para toda a sociedade”.

Ao final do evento, ficou evidente o compromisso conjunto em fortalecer e valorizar o Serviço Social como instrumento fundamental na garantia dos direitos humanos e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O CRESS Sergipe agradeceu o convite do vereador Isaias de Jesus e reiterou sua disposição em continuar contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento da profissão e do serviço social em Estância e região.

Participaram do evento representantes da Secretaria de Assistência Social de Estância, Juliane Alves; da Federação dos Servidores Públicos Municipais de Sergipe (Fetam/SE), Givaldo Santos Sena; a assistente social e professora Drª. em Educação, Magaly Gois e a assistente social, Heid Marianne Costa Sobral, pós-graduada em planejamento e gestão de projetos sociais, servidora efetiva da Secretaria Municipal de Obras e do Hospital Regional de Estância Dr. Jessé de Andrade Fontes.