Conselheiros do CRESS-SE participam da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social em Brasília

Com o objetivo de discutir a reconstrução e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o vice-presidente do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), Wallison Hipólito, e os conselheiros Aloísio Júnior e Natália Dalto, participaram da 13ª Conferência lNacional de Assistência Social, realizada em Brasília (DF), desde a última terça -feira (5) até esta sexta-feira (8).

O tema deste ano é “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. A conferencia é promovida pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Os conselheiros foram eleitos delegados estaduais e participaram juntamente com a comitiva sergipana, de 24 representantes, sendo 18 representantes municipais e seis estaduais, escolhidos partiariamente entre representantes governamentais e não governamentais. “É um momento plural e de muita importância, que junta todas as regiões do país, onde pudemos avaliar a política de Assistência Social, quais foram os seus avanços, os desafios e retrocessos que impossibilitam a efetivação dos direitos socioassistenciais. Foram dias muito produtivos, com as participações dos segmentos do governo, entidades, usuários e trabalhadores, nesse processo de reconstrução, porque o SUAS 00que temos é este que está posto, mas o SUAS que queremos está muito além disso”, afirmou.

Para o conselheiro Aloísio Júnior, foram discutidos diversos eixos de debates. “Discutimos o financiamento e orçamento de natureza obrigatória como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos; a qualificação das instâncias de controle social com diretrizes democráticas e participativas; articulação entre segmentos sobre como potencializar a participação social no SUAS; a universalização do acesso e oferta dos serviços, programas e projetos do SUAS; além dos benefícios socioassistenciais e transferência de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS”, explicou. Além disso está nessa conferência no momento em que a Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS completa 30 anos é renovador e emocionante.

“Os debates que envolvem o aprimoramento do SUAS e a execução dessa política que de extrema importância para a nossa população. Estamos muito felizes em representar o nosso estado e buscar melhorias nas políticas assistenciais durante esta Conferência”, acrescentou a conselheira Natália Dalto.