O Ciclo de Atualização em Legislação Previdenciária e Benefícios de Prestação Continuada (BPC), promovido pelo Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) e pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Sergipe, através do Programa de Educação Previdenciária (PEP), ganhou destaque durante o Congresso Internacional de Gestão da Previdência Social – Congeps, realizado em novembro deste ano, em Brasília.
O objetivo do congresso foi fomentar discussões e trocas de experiências voltadas para o desenvolvimento de alternativas inovadoras para a melhoria da prestação de serviços públicos.
Para a presidente do CRESS Sergipe, Dora Rosa Horlacher, o ciclo foi um sucesso entre os participantes, que puderam adquirir novos conhecimentos relacionados à previdência social. “Foi um curso dividido em 10 módulos, com diversas temáticas e palestrantes, envolvendo a relação da previdência social com o serviço social. O CRESS tem compromisso com a qualidade nos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual na perspectiva da competência profissional. Realizamos esses encontros e ciclos sempre com o objetivo de incentivar a formação profissional e capacitar os profissionais de Serviço Social de Sergipe. Fico muito feliz que o resultado deste ciclo ganhou destaque internacional. Esta foi a primeira ação realizada entre o PEP e o CRESS-SE de tantas outras que firmarão essa parceria de grande sucesso”, destacou a presidente.
Durante o congresso, o servidor do INSS, Márcio Cardoso, fez a apresentação explicando a importância do Ciclo de Atualizações, em parceria com o CRESS-SE, para disseminar informações sobre a previdência social.
“Os assistentes sociais são conhecedores das necessidades da população, do território onde as pessoas vivem e da defesa das políticas públicas; esta proposta estreitou cada vez mais o diálogo do PEP com o CRESS Sergipe e ofereceu à categoria atualizações acerca de temas previdenciários que permeiam o exercício do Serviço Social na efetivação de políticas públicas, enquanto profissionais disseminadores das informações e orientações previdenciárias à sociedade sergipana. Atualizar a categoria profissional de Assistente Social para que sejam disseminadas orientações e informações à sociedade acerca de seus direitos e deveres em relação à Previdência Social foi essencial. O ciclo teve resultados positivos e foi uma honra poder apresentá-lo no Congresso como uma alternativa inovadora, o que demonstra o compromisso da Previdência Social com a sociedade”, explicou Márcio.
O ciclo foi realizado de 4 de junho a 6 de agosto de 2021, através de encontros semanais, todas as sextas-feiras, de forma virtual. As inscrições foram abertas para profissionais e estudantes de Serviço Social de Sergipe e do todo o Brasil.