No Dia Mundial da Justiça Social, celebrado em 20 de fevereiro, o Conselho Regional de Serviço Social de Sergipe (CRESS-SE), 18ª Região, reforça a importância do assistente social na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A justiça social é um princípio fundamental da profissão, guiando a atuação desses profissionais na defesa dos direitos humanos e no combate às desigualdades sociais.
Os assistentes sociais desempenham um papel essencial na garantia de acesso a direitos fundamentais, como saúde, educação, assistência social e moradia. Através de políticas públicas e do atendimento direto às populações em situação de vulnerabilidade, esses profissionais atuam para romper com ciclos de exclusão e discriminação, promovendo dignidade e inclusão social.
Para a presidenta do CRESS Sergipe, Dora Rosa Horlacher, a atuação do assistente social é indispensável para a concretização da justiça social no Brasil. “Somos profissionais que, diariamente, enfrentamos desafios para garantir o acesso aos direitos sociais da população. Nosso compromisso é fortalecer a luta coletiva e a implementação de políticas públicas que promovam a equidade e a redução das desigualdades estruturais”, destaca.
O CRESS-SE reafirma seu compromisso com a valorização da categoria e a defesa intransigente dos direitos sociais. No Dia Mundial da Justiça Social, a entidade reforça a necessidade de políticas públicas efetivas e da mobilização da sociedade para garantir avanços concretos na luta por uma sociedade mais justa e igualitária.