Neste sábado, 26 de junho, é o Dia Internacional de Luta contra a Tortura. A data foi criada em 1997 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo combater práticas de tortura e também oferecer amparo às vítimas de tortura.
No Brasil, se fala muito da tortura física, principalmente a que foi praticada na época da ditadura militar. O artigo 5º da Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que “ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante”, porém, casos de tortura ainda são realidade no país, em especial homens negros das regiões periféricas.
Em muitos casos, o Estado brasileiro tortura a população negra e pobre de forma velada, por meio da omissão no atendimento às necessidades básicas e da superexploração da força de trabalho, e principalmente, por meio da cotidiana violência policial.
Nós, Assistentes Sociais, seguindo o Código de Ética da profissão, também atuamos no combate aos casos de violação dos direitos humanos, que incluem os maus tratos e tortura.
✊🏼✊🏽✊🏿Tortura é crime e precisamos continuar combatendo qualquer forma de violação de direitos!