20 de novembro é o Dia da Consciência Negra. A data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco. O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) reforça a importância da luta contra o preconceito e o racismo estrutural em Sergipe e no Brasil. Apesar da importância da data, que é um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, há pouco a se comemorar.
Foram muitas conquistas ao longo das últimas décadas, mas ainda temos em nossa sociedade as desigualdades raciais e a forte concentração dos índices de violência letal na população negra.
É preciso refletir sobre todos os registros de racismo no país e agir contra o preconceito.
O CRESS Sergipe continua lutando contra a desigualdade racial, que faz parte do projeto ético-político do Conjunto CFESS/CRESS.
✊🏽✊🏿✊🏼Assistentes sociais em defesa da população negra!
Sobre a data
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei n’ 12.519, de 10 de novembro de 2011. Zumbi dos Palmares foi morto em 1.695, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.