Neste domingo, 10 de outubro, é comemorado o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. A data visa a reflexão dos números da violência contra a mulher e o que se tem feito para combater o problema. O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) reafirma o compromisso e a importância dos/as assistentes sociais na defesa dos direitos das mulheres vítimas de violência.
Foi em 1980 que a data 10 de outubro tornou-se o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. O movimento começou em São Paulo, quando mulheres se reuniram nas escadarias do Teatro Municipal para um protesto contra o aumento de crimes de gênero no Brasil.
Em 2006, a Lei Maria da Penha, considerada uma das melhores legislações, foi promulgada como Lei 11.340/2006. Este ano, a Lei completou 15 anos em agosto e continua sendo uma das principais leis de proteção à mulher.
O CRESS Sergipe destaca os principais tipos de violência que diversas mulheres sofrem diariamente. Na Lei Maria da Penha, há alguns tipos de violência, como violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.
⚠️Dados de Violência
No primeiro semestre deste ano, em Sergipe, foram registrados 4,7 mil casos relacionados à violência contra a mulher, de acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
❗Como buscar ajuda
O Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) é a unidade da Polícia Civil que atende casos de violência contra a mulher. Em Aracaju, o DAGV está localizado na Rua Itabaiana, no Bairro São José, e atende pelo número (79) 3205-9400. Em Nossa Senhora do Socorro, a delegacia fica na Rua 24, 168, Conjunto João Alves Filho. O contato é feito pelo (79) 3279-2450.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque-Denúncia (181). No momento em que estiver ocorrendo atos de violência contra a mulher, a Polícia Militar pode ser acionada pelo 190.
⏩ Confira no carrossel os tipos de violência previstos na Lei 11.340/2006. Não se cale, faça a sua parte!