Neste 1° de outubro, Dia Nacional da Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade, o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) ressalta a importância da luta pela garantia dos direitos da pessoa idosa e a consolidação de políticas públicas capazes de assegurar qualidade de vida, cidadania e atenção à saúde dos idosos, reconhecendo seu valor na sociedade.
O CRESS Sergipe evidencia a atuação da/o assistente social no atual contexto de perdas de direitos, assumindo um papel de destaque diante do enfrentamento aos diversos desmontes relacionadas a esta população.
Como assistentes sociais, é preciso defender os idosos contra a omissão do Estado na formulação de políticas de proteção e defesa que inclua moradia digna, saúde, alfabetização, justiça, cultura, trabalho, aposentadoria, transporte, lazer, entre outros.
Sobre as datas
O Dia Internacional da Terceira Idade foi criado em 1991 por iniciativa da ONU – Organização das Nações Unidas e reforça os termos da Resolução 46, que objetiva sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e das necessidades de proteção e cuidados com esta população.
No Brasil, no dia 1º de outubro do ano de 2003 foi aprovado o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741), um marco na regulação dos direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.