No dia 28 de junho é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, data que marca a luta pelos direitos da população LGBTQIAP+, que incluem Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Queer, Intersexualidade, Assexuais, Pansexual e outras, em todo o mundo. Nesta data, o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) reafirma o compromisso ético político na visibilidade e atenção às demandas desta população no reconhecimento de seus direitos sociais.
Origem da data
O Dia do Orgulho LGBTQIAP+ foi criado e é celebrado em 28 de junho em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade LGBTQIA+ pelos seus direitos: a rebelião de Stonewall Inn.
O dia 28 de junho de 1969 marcou a revolta da comunidade LBGT contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades. A partir deste acontecimento foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas.
A 1ª Parada do Orgulho Gay, como era denominada na época, foi organizada no ano seguinte,1970, para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito. A “Revolta de Stonewall Inn” é tida como o “marco zero” do movimento de igualdade civil dos homossexuais no século XX.
⏭️O que significa cada letra de LGBTQIAP+:
Lésbica: mulheres que sentem atração afetiva e/ou sexualmente exclusivamente por outras mulheres.
Gay: homens que sentem atração afetiva ou sexual por outros homens (também pode ser usado para falar de todas as pessoas homossexuais, independentemente do gênero).
Bissexual: pessoa que sente atração romântica ou sexual por mais de um gênero.
Transgênero, Travesti e Transexuais: pessoas cuja expressão ou identidade de gênero é diferente do sexo biológico que foi atribuído no nascimento.
Queer: pessoa que não são exclusivamente heterossexuais e cisgênero ou cuja sexualidade ou identidade de gênero muda com o tempo. O Queer envolve sujeitos que não correspondem a heteronormatividade, seja pela sua orientação sexual, identidade de gênero, atração emocional ou pela sua expressão de gênero.
Intersexual: pessoa que nasceu com características sexuais (como genitais ou cromossomos) que não se enquadram nas categorias binárias masculinas ou femininas.
Assexual: quem sente pouca ou nenhuma atração sexual por outras pessoas.
Pansexual: pessoas que se sentem atraídas por todos os gêneros; tem quem não coloque a letra P na sigla por entender que essa classificação já está contemplada pelo “B” de bissexuais.
+: o sinal de mais indica que a comunidade inclui mais expressões de gênero e de sexualidade, como o arromantismo (não ter desejo de viver um romance) e o poliamor (cultivar vários relacionamentos amorosos ao mesmo tempo).