CRESS Sergipe dá início ao projeto Café com debate nesta quinta-feira
Com o objetivo de promover a discussão e a reflexão acerca das bandeiras de luta dos/as assistentes sociais, o Conselho Regional de Serviço Social 18ª. Região (CRESS Sergipe) dá início ao projeto “Café com Debate”. O evento acontecerá todas as segundas quintas-feiras de cada mês, sempre na sede do CRESS Sergipe. A primeira edição do projeto acontece nesta quinta-feira, 08 de agosto, às 17h.
“A proposta é debater o cenário sociopolítico do nosso país e do nosso Estado, aspectos das expressões da questão social – nosso objeto de trabalho e pesquisa – à luz do Código de Ética dos/as Assistentes Sociais. E pretendemos fazer isso de maneira lúdica, com o uso de filmes e outros recursos”, explicou o conselheiro do CRESS Sergipe, André Dória.
Outro diferencial é o uso das ferramentas de comunicação instantânea como parte do projeto. Todos os debates serão transmitidos pela página do CRESS Sergipe no Facebook e, será possível interagir com o debate instantaneamente, ampliando a possibilidade de participação da categoria. “Quem não conseguir ir até o local do evento, poderá assistir pela internet”, completou Joana Rita Monteiro Gama, presidente do CRESS.
Primeira edição
Na primeira edição do projeto “Café com Debate”, o debate será direcionado pelo filme “A onda: a contaminação fascista” (Die Welle, 2008, Dir. Dennis Gansel). A mediação ficará por conta do conselheiro do CRESS Sergipe, André Doria.
O filme retrata a experiência pedagógica do professor Rainer. Designado a tarefa de instruir seus estudantes de Ensino Médio sobre o Estado Autocrático durante uma sessão às lições longas, Rainer, que é um professor querido entre os estudantes, decide deixar seus alunos desenvolver o assunto e pede a eles que construam sua própria autocracia. No entanto, quando as crianças formam um Estado-nação similar com o da Alemanha nazista, os professores não sabem o que fazer.