Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Apresentação das ações realizadas pelo CRESS/SE marca Assembleia da categoria

O Auditório da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE) ficou lotado de assistentes sociais, que foram participar da Assembleia Geral Ordinária da categoria, realizada pelo Conselho Regional de Serviço Social 18a. Região (CRESS Sergipe) na tarde da última sexta-feira, 11.

Durante este que é o principal espaço de deliberação da categoria, foram apresentadas as principais atividades desenvolvidas nos últimos três meses, desde quando a gestão “Vamos Lá Fazer o que Será” assumiu o CRESS Sergipe, numa perspectiva de continuidade. Esta foi a primeira de muitas assembleias realizadas pelo grupo, que tomou posse em maio deste ano.

Entre as ações apontadas, estiveram debates, palestras, audiências públicas, seminários, atos e greves. “Nossa categoria aguerrida e nosso conselho de classe participaram ativamente dos atos públicos e greves gerais contra os retrocessos, as reformas da previdência e trabalhista impostas pelo governo golpista e em defesa da democracia”, destacou a presidente do CRESS Sergipe, Edlaine Sena.

Nos primeiros meses, os conselheiros também participaram de espaços formativos realizados pelo conjunto CFESS/CRESS, como o Seminário Nacional de Capacitação das COFIs, Seminário de Gestão Administrativa-financeira e o XXVI Encontro Descentralizado Região Nordeste do Conjunto CFESS/CRESS.

Durante a retomada de ações, foram mencionadas ainda a criação do Grupo de Trabalho de Educação do CRESS Sergipe e suas principais ações, incluindo a continuidade da campanha “Assistentes Sociais nas Escolas: Eu digo SIM” e a reunião com o vereador de Aracaju Iran Barbosa, com o objetivo de propor adequação da Lei Municipal 4.825/2016, que versa sobre o tema.

A presidente do CRESS lembrou que a entidade participou de audiência com o Ministério Público Federal e realizou diversas reuniões com profissionais do serviço social e outras categorias, a exemplo das referências técnicas da área de saúde, do conselho gestor do CENAM e das assistentes sociais do Instituto Federal de Sergipe. As ações internas do conselho também tiveram espaço na retrospectiva: reuniões semanais do pleno, planejamento estratégico e a formação das comissões do conselho, que foi ponto específico da pauta da Assembleia.

Edlaine Sena reforçou a necessidade de articulação entre os/as assistentes sociais da base e da gestão do CRESS para fortalecer o exercício profissional e enfrentar os desafios impostos à classe trabalhadora. “Precisamos, junto com vocês, criar estratégias reais de luta e resistência ao que vem acontecendo conjunturalmente no Brasil e em Sergipe. Sem a participação da base, uma entidade de classe não existe. Portanto, reforçamos o convite a todos para construir conosco esta gestão”, conclamou a presidente.

Comissões

Após apresentação dos coordenadores e componentes de cada comissão, a vice-presidente do CRESS, Joana Rita, destacou que estes importantes instrumentos agilizam as deliberações do CRESS e decidem sobre assuntos de rotina, em suas respectivas áreas, de acordo com as diretrizes fixadas pelo Conselho Pleno. Em outras palavras, as comissões dão a celeridade que o conselho precisa para acompanhar as pautas que estão na sociedade.

Quatro das seis comissões já foram formalizadas e estão em pleno funcionamento: Formação Profissional, Comunicação, Políticas Públicas e Comissão de Orientação e Fiscalização. Em breve, serão formadas as comissões de Ética e Direitos Humanos e Comissão Administrativa-financeira.

Joana Rita ressaltou a importância da presença da base nas comissões e colocou o conselho aberto ao diálogo e à participação dos/as profissionais interessados. “Esta é uma forma de socializar com a categoria como se dá o funcionamento do CRESS, a fim de promover o empoderamento da categoria. Nossa perspectiva é, gradativamente, contar com a participação de profissionais da base para contribuir com as comissões”, convidou a vice-presidente, ressaltando que em breve será apresentado um calendário de reuniões das comissões para facilitar a participação da categoria.

Eleição

O último ponto de pauta foi a eleição dos delegados de Sergipe no 46o. Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, que acontece entre 7 e 10 de setembro em Brasília. Este importante espaço de debates e deliberações reúne anualmente conselheiros/as dos CRESS e Seccionais, assessores/as e assistentes sociais da base para definir as estratégias e ações que estarão na pauta dos Conselhos durante o ano seguinte.

O conselheiro André Dória informou que o Conselho Pleno definiu que serão disponibilizadas seis vagas para profissionais de Sergipe, sendo três delas destinadas a conselheiros do CRESS e três a assistentes sociais da base. “Em reunião de diretoria, decidimos priorizar a participação da base neste evento, por isso estamos levando o número máximo de vagas que disponíveis”, resumiu André.

Os conselheiros/as eleitos/as são Helenilton Dantas, Gilsilene Lacerda e Joana Rita. Para representar a base, como delegados titulares, foram eleitos/as por aclamação Itanamara Guedes Cavalcante, Francisco Neto e Magaly Nunes de Goes. O assistente social Ygor Machado foi escolhido para ser delegado suplente.

ENESSO

A Assembleia foi encerrada com a participação das estudantes de Serviço Social e dirigentes da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social – ENESSO: Mayara e Bruna. Mayara, representante da Comissão Gestora Nacional da ENESSO, leu uma carta em que a entidade torna públicas as deliberações que nortearão as ações da organização estudantil até a realização do próximo encontro nacional de estudantes de Serviço Social.

Bruna fez a leitura da carta da nova coordenação regional da ENESSO, “Façamos nós por nossas mãos tudo o que a nós diz respeito”, eleita em junho deste ano. O documento analisa as dificuldades vividas pela entidade dos estudantes de Serviço Social a partir do difícil cenário brasileiro e destaca as principais diretrizes da chamada Região 3, que abrange os Estados de Sergipe, Bahia e Alagoas.

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre CRESS-SE

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: atendimentocress.se@outlook.com.br

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br

Pular para o conteúdo